Mais uma reivindicação que teve o vereador Paulo Frange à frente se consolida, depois do início da construção do Hospital Brasilândia e sanção da Lei do Zoneamento, a construção da Ponte Pirituba-Lapa.
A Ponte Pirituba-Lapa teve resultado de concorrência divulgado para a contratação de empresa especializada em engenharia para elaboração dos projetos executivos e execução das obras da Ligação Pirituba – Lapa, publicado do Diário Oficial desta quinta-feira, dia 24/março/2016, página 112, Concorrência nº 074150120.
Em face da decisão proferida na análise dos recursos administrativos, a Comissão Permanente de Licitações, declarou que o vencedor da concorrência foi o Consórcio Viário Lapa – Pirituba – formado pela EIT engenharia S.A. e Constran S.A Construções e Comércio, valor global de R$198.911.424,16, data-base: dezembro/2015, classificada em primeiro lugar.
A Ata de Apreciação dos Recursos, bem como, o Despacho da Autoridade Competente, encontram-se disponíveis no site.
LINK: http://e-negocioscidadesp.prefeitura.sp.gov.br/
HISTÓRICO DA LUTA
As obras da Ligação Pirituba – Lapa, incluem a implantação de melhorias na Rua John Harrison, inclusive implantação das pontes sobre o Rio Tietê e passagem sob a Linha 8 - Diamante da CPTM, próximo ao cruzamento da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães com a Rua Gago Coutinho.
Essa é uma reivindicação do Movimento Ponte de Pirituba-Já, que foi incluída na Operação Urbana Água Branca Expandida por iniciativa e sugestão do vereador Paulo Frange. Ele fez a tratativa diretamente com o prefeito Fernando Haddad, o que foi documentado fartamente pelo Freguesia News e jornais coligados.
O perímetro expandido, inclui parte da Freguesia do Ó, Limão, Casa Verde, Santana, Bom Retiro, Santa Cecília, Consolação, Perdizes e Lapa, mas não incluía Pirituba, até Haddad atender ao pedido de Frange. O termo "Expandido" quer dizer que os recursos provenientes da venda de Certificados (CEPAC’s) - que autorizam construções de prédios acima da altura permitida neste perímetro – poderão ser gastos também nos bairros vizinhos à Água Branca, inclusive nos do outro lado do Rio Tietê, para melhorias diversas.
A aprovação do projeto de lei, em 8/outubro/2013, contemplando a construção da Ponte de Pirituba, foi o coroamento da união entre o Movimento "Ponte de Pirituba Já" e o vereador Paulo Frange (PTB), com a retaguarda do prefeito Fernando Haddad e a aprovação em Plenário de 49 dos 55 vereadores – isso depois de mais de seis meses de amplas discussões.
Cleto Vitor coordenador da reivindicação e dirigente da entidade Azon destaca que essa foi "uma vitória do Movimento Ponte Pirituba Já e dos líderes que participaram dessa maratona reivindicatória. A articulação de Frange e a sensibilidade de Haddad foram fundamentais", destacou ele. - "Incluir a Ponte de Pirituba no Projeto que agora é Lei, foi um jogo bem jogado de Paulo Frange com os líderes da Região Noroeste", complementou Cleto. "A Ponte de Pirituba não é mais promessa. A Ponte de Pirituba é Lei !". Disse Frange na época. Agora, licitada é só construir.
Desenvolvido porMaicon Moura.