Em São Paulo a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite acontece de 4 a 31 de agosto – com grande mobilização, de 4 a 18/08/18.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão empenhadas na Campanha e cujo alvo principal são as crianças de 1 a 5 anos. Já o dia de mobilização nacional – o chamado dia D – acontecerá em 18 de agosto, um sábado.
SARAMPO: É necessário duas doses para a imunização, a primeira é dada aos 12 meses de vida, com a versão tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetraviral. Mas, devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país, o governo agora busca fazer um reforço e assim impedir a disseminação.
Mesmo as crianças que já receberam as duas doses poderão tomar uma terceira para assegurar sua proteção. O sarampo mata e a proteção é a vacina.
PÓLIO: É uma doença grave e pode causar sequelas para o resto da vida. Deve ser dada em cinco doses, a primeira aos dois meses de idade; a segunda aos 4 meses; a terceira aos seis meses. Depois vem o reforço aos 15 meses e o segundo reforço aos 4 anos de idade. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. As crianças, mesmo que já tenha tomado todas as doses, deve tomar agora também.
Desenvolvido porMaicon Moura.