O vereador Paulo Frange participou do XXII Encontro Nacional dos Profissionais em Pesquisa Clínica na manhã de hoje (19/03/21) – evento online, realizado pela Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica – SBPPC.
O vereador e médico Dr. Paulo Frange falou na abertura do encontro de pesquisadores sobre um dos maiores desafios desta pandemia, a desinformação da população, que tem absorvido “informações sem filtro”, muitas das quais erradas e que visam até tumultuar o ambiente e atrapalhar a vacinação.
Disse que “infelizmente” há até médicos atuando “no limite da medicina e charlatanismo”, prescrevendo remédios sem eficácia, por exemplo.
- Há um terrorismo da informação, mas por outro lado a população tem incorporado informações positivas e participando deste momento de crise, mas também de ensinamento.
DR. GONÇALO VECINA, REFERÊNCIA
Dr. Paulo saudou os pesquisadores participantes, a equipe organizadora, ao Dr. Gonçalo Vecina, a quem deixou “um abraço apertado”, por quem tem grande admiração e respeito – e que tem se destacado neste momento, em aparições na televisão, esclarecendo e bem informando. “Ele fala com propriedade sobre a Covid 19”.
Vecina foi ministro da Saúde e criador da Anvisa, órgão federal e que, nos últimos tempos, tem sido atacada e até ameaçada de ser enquadrada por um deputado do Paraná, disse. A ignorância de alguns pode até ser perdoada, mas não os erros que levaram à morte de mais de 287 mil pessoas no Brasil.
SOMOS NINJA
Informou sobre a lei aprovada pelos vereadores de São Paulo, que criou a possibilidade do Município comprar vacinas Janssen (do grupo Johnson & Johnson), que requer apenas uma dose. Lembrou de outra lei aprovada na Câmara recentemente e que permitirá à Prefeitura de São Paulo participar de um consórcio de municípios que objetiva também comprar vacinas.
Por fim disse: “Não há empecilho para quem acorda cedo, dorme tarde e tem fé. Somos ninja”, finalizou.
ALIADOS DA PESQUISA CLÍNICA - Gleye Lousana, presidente da SBPPC disse, após o pronunciamento do Dr. Paulo, que “é um privilégio ter pessoas como Frange ao nosso lado, assim como o Dr. Vecina e, antes, o Dr. Aristodemos Pinotti - eles sempre deram e dão apoio às iniciativas e eventos da SBPPC em prol da pesquisa clínica”.