O vereador Paulo Frange promoveu reunião do FOCEP- Fórum Permanente dos Comitês de Ética e Profissionais em Pesquisa - que trouxe técnicos da Anvisa para elucidar questões ligadas aos fluxos regulatórios para a condução de ensaios clínicos com dispositivos médicos e com medicamentos - ou seja as novas regras para se realizar pesquisa clínica no Brasil. A reunião acontece nesta sexta-feira, dia 10/abril/2015 - o dia inteiro.
O vereador Paulo Frange, em entrevista à TV Câmera, afirmou que a definição destas regras hoje expostas irão facilitar e dar celeridade às pesquisas clínicas no País, que via de regra têm liberação morosa e burocrática.
Frange diz que agora vislumbra a possibilidade de se ganhar agilidade, transparência e segurança para se fazer pesquisa, já que as normas são claríssimas e interativas com o centro pesquisador. Frange esclareceu outros pontos:
- É o que esperávamos há 12 anos e está sendo tratado agora: os técnicos da ANVISA vieram aqui esclarecer, ensinar e ouvir, para melhorar ainda mais essas regras – disse.
- Aqui nessa importante reunião estão presentes representantes de grandes centros de pesquisa, composto por mais de 100 pesquisadores.
- Está sendo elaborado uma cartilha, com perguntas e respostas para a regulação de pesquisa clínica, em detalhes.
- É o que sempre sonhamos, nos reunir aqui hoje, pela primeira vez, vivenciar essa ideia e melhorar ainda mais as regras que serão disponibilizadas.
- Vamos tratar a pesquisa com muito mais serenidade e com protocolos bastante claros daqui para frente.
Desenvolvido porMaicon Moura.