(Foto: A degeneração macular provoca perda no centro do campo de visão)
Dr. Paulo Frange comemora a decisão do Ministério da Saúde que informou ter ampliado o tratamento oferecido a pacientes com degeneração macular relacionada à idade por meio da oferta do medicamento antigiogênico e do exame de tomografia de coerência óptica.
Os dois procedimentos, segundo Dr. Paulo, são importantes para a detecção precoce e para tratar casos já confirmados, estabilizando a evolução da doença. Disse ele:
- “Essa notícia é muito importante, pois inúmeros serviços de oftalmologia têm dificuldades com o diagnóstico pelo fato de o SUS não pagar esses procedimentos de diagnóstico e tratamento”.
Segundo matéria do portal UOL, a degeneração macular atinge a parte central da retina e leva à perda progressiva da visão central. A doença quando relacionada à idade é uma doença progressiva que acomete a área central da retina, onde as imagens são formadas, levando invariavelmente à perda da visão central. O principal fator de risco é o aumento da idade. A doença pode ser classificada como seca, responsável pela maior parte dos casos (85%-90%), ou úmida (10%-15%).