A Secretaria Municipal de Saúde realizou a capacitação de 8,5 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 240 Agentes de Proteção Ambiental (APAs), visando o combate à dengue e outras arboviroses, com a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zica e chinkungunya , o Aedes aegypti. A população deve também colaborar, evitando o acúmulo de água em quintais e casas e também denunciando locais suspeitos de ser focos do mosquito.
A Secretaria realizou também, recentemente, diversas ações em cemitérios públicos para a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Também foram realizadas inspeções em vasos de plantas, com a busca e eliminação de criadouros, distribuição de folders educativos, orientações de cuidados de prevenção e aplicação de larvicida biológico BTI (utilizado em nebulização de pontos estratégicos, como desmanches, borracharias, etc.).
A Secretaria, através de agentes dos Suvis, tem, ainda, visitado algumas residências com objetivo de instalar armadilhas para testar a resistência do mosquito Aedes Egypti aos inseticidas usados no seu combate pela Prefeitura. A armadilha visa à coleta de ovos do mosquito e fica nos locais escolhidos durante quinze dias, com monitoramento semanal, após esse período a armadilha é retirada para estudo.
COMO VOCÊ PODE AJUDAR:
Espera-se que com essas ações preventivas o combate ao mosquito se de de forma satisfatória, mas a população deve ser o principal aliado dos agentes de saúde. Observe, abaixo, o que pode ser feito pra ajudar:
Cuidados
Informação
Desenvolvido porMaicon Moura.