O vereador e médico Dr. Paulo Frange apresentou projeto de lei (PL 615/2017) que institui o Dia Municipal da Conscientização de Doação de Cordão Umbilical. O Projeto se tornou a Lei 17.047, em 03/janeiro/2019, que deve ser comemorado anualmente no dia 8 de outubro, com o objetivo de estimular a doação.
Dr. Paulo Frange lembra que o sangue do cordão umbilical é importante fonte de células-tronco que pode substituir a medula óssea em transplantes. Hoje esse material é descartado.
O vereador diz que o custo de armazenamento do cordão umbilical pelo SUS é pequeno (R$3 mil), diante do valor da importação do sangue de cordão umbilical, em torno hoje de R$80 mil.
PARA DOAR: Existem bancos financiados pelo Ministério da Saúde e coordenados pelo Instituto Nacional de Câncer, que colhem e armazenam o sangue do cordão umbilical e placentário (SCUP), rico em células tronco? Essa amostra fica disponível em um cadastro nacional para atender pacientes que precisem de um transplante de medula óssea. A doação em banco público não custa nada para quem doa, e nem para quem recebe.