Audiência pública sobre o Novo Entreposto de SP

Dr. Paulo Frange, vereador de São Paulo, participou na manhã deste sábado da primeira audiência pública sobre o projeto que cria o NESP – Novo Entreposto de São Paulo – em Perus, que deverá substituirá o Ceagesp. Participaram da mesa: Fernando de Mello e Franco, secretário de Gestão Urbana; Gustavo Partezani Rodrigues, diretor de desenvolvimento da São Paulo Urbanismo; Carlos Leite, coordenador técnico do PIU (Plano de Intervenção Urbana)-NESP e o subprefeito de Perus, Sérgio Moraes.

Paralelo e anexo ao NESP é prevista ainda a criação de um polo logístico e comercial de grande porte denominado “Polo de Abastecimento, Distribuição e Entreposto de São Paulo” (“PADESP”) que, no médio prazo, terá uma dimensão estruturante em comércio, armazenagem e distribuição de alimentos para a Grande São Paulo e outras cidades, com área de 6.300 m2 – ambos no eixo Anhanguera-Bandeirantes-Rodoanel.

Dr. Paulo Frange ressaltou a importância do empreendimento tanto para Perus quanto para a Vila Leopoldina, com a criação de empregos em ambos os bairros e a possibilidade de requalificação geral. Disse que Perus nunca teve um olhar propositivo como agora, destacando a sua atuação na Lei de Zoneamento, quando demarcou como ZOE (Zona de Operação Especial) as áreas em questão, já prevendo uma possível utilização das mesmas para o desenvolvimento econômico.

Frange disse que a atual gestão teve uma ampla visão de futuro, ao propor projetos de lei estruturantes, como a Plano Diretor Estratégico, Lei de Zoneamento e Código de Obras, todos já aprovados, garantindo um crescimento ordenado da Cidade daqui pra frente.

Outros pontos positivos do Novo Entreposto, destacou Frange, são as contrapartidas da empresa que irá construir o NESP, como a garantia de áreas verdes; a construção de moradias populares em Perus - certamente o principal problema do bairro depois do emprego. Para São Paulo o ganho será imenso, com a retirada de 14 mil caminhões por dia da Cidade.

Destaque-se que a participação do Poder Público no Projeto é residual, pois os investimentos e gestão estão sob responsabilidade exclusiva da iniciativa privada. O principal diferencial do Projeto consiste na geração de externalidades positivas para o conjunto da sociedade sem o comprometimento de recursos públicos.

O vereador destacou a importância da geração de emprego em um bairro de grande carência como Perus, com a requalificação deste território, dos mais importantes e estratégicos na qualificação urbana da Cidade. Perus é hoje a esquina mais importante de Cidade.

“Construir junto é mais importante que ficar prevendo o futuro" - disse.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Facebook

Veja também