No Brasil assim como em outros países, a Terceira Idade começa aos 60 anos. A expectativa de vida vem aumentando a cada dia e, nos deparamos cada vez mais com idosos acima de 80 anos. Esses são os idosos da “Quarta Idade”. Não é raro encontrar familiares e amigos com pessoas de 100 anos entre eles.
A evolução da medicina tem permitido alongar a vida e melhorar a qualidade de vida a qualquer idade. Porém, há um grupo crescente de idosos acima de 80 anos com avaliação de memória e raciocínio lógico igual ou até melhor que das pessoas com 50 a 60 anos. São considerados saudáveis e já representam 10% dessa população acima de 80 anos. Esses são os super idosos!
O que eles têm em comum? Dietas equilibradas, grande consumo de vegetais, ingestão de pouco sódio, e baixo consumo de gordura animal, bem como baixo consumo de açúcar. O estilo de vida, esse é realmente invejável.
O professor Daniel Magnoni, meu colega cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração e do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia vem estudando com profundidade este assunto. A dieta vegetariana vem se apresentando como uma opção saudável e uma solução para crise ambiental que se aproxima. Para 2050, seremos 9,8 bilhões de pessoas e a produção de alimentos terá que crescer por volta de 70%.
A grande preocupação é com o aporte de proteínas, ferro e vitaminas. Com o alto preço da proteína vermelha que vamos ter que enfrentar, teremos que buscar todas as outras fontes proteicas que são ricamente produzidas em nosso país: ovos, soja, feijão, lentilha, peixes, entre outros. Uma dieta equilibrada, a atividade física, a prevenção das doenças, ainda é o melhor conselho para ser mais um centenário no Brasil.
PAULO FRANGE
Médico Cardiologista e Vereador de São Paulo