Por Paulo Frange
A vacinação contra a COVID-19 é hoje a maior esperança da população mundial contra os desafios da pandemia. Mesmo com a desconfiança por parte da população com as vacinas, a humanidade tem mais de 100 anos de experiências contra outras doenças. Não há o que escolher entre as vacinas que existem e as que ainda virão, que passarem pela fase 3 da pesquisa clínica e, aprovadas pela ANVISA no Brasil. Todas são boas e confiáveis.
Nosso país é reconhecido no mundo todo pelo Programa Nacional de Imunização, o PNI. Temos instituições centenárias como é o caso do BUTANTAN e a FIOCRUZ, também com reconhecimento internacional pela qualidade da produção de pesquisas e das vacinas que produz para o Brasil e até exportam.
Agora, é o momento dos veículos de imprensa ajudar a ciência a conscientizar a população sobre “vacinação”. Eles já se uniram em uma campanha “VACINA, SIM!”, lançada no dia 29/01/2021, simultaneamente nos sites e redes sociais. É importante reforçar que essa é uma decisão que protege a todos e lembrar que já perdemos mais de 220 mil vidas.
Estamos engatinhando com apenas 0,6% da população vacinada, mas em muito breve haverá vacina para todos. Nenhum país tem a capilaridade do sistema de saúde que temos com o nosso SUS. Vamos valorizar essa conquista, encher o peito de esperança e acreditar na ciência. Eles sabem o fazem!
Paulo Frange, médico cardiologista e vereador de São Paulo