No próximo sábado, 18 de março, começa na cidade de São Paulo a campanha Hepatite Zero. A ação integra o programa de erradicação da Hepatite C, realizado pelo Rotary Club International - um dos mais importantes entre tantos que a rede protagonizou no Brasil e no Mundo.
A Secretaria Municipal de Saúde elaborou termo de cooperação e parceria com o Rotary, assinado recentemente pelo Prefeito Ricardo Nunes. O processo foi intermediado e acompanhado por mim, também Rotaryano.
Ao todo, serão utilizados cerca de 70 mil kits de testagem na capital. Os primeiros serão disponibilizados durante testagem no CEAGESP (Portão I), na Avenida Gastão Vidigal, das 8h às 14h. O evento é gratuito e aberto ao público.
A Hepatite C é uma doença silenciosa e pode evoluir por décadas sem que o paciente apresente sintomas e sem saber que estão doentes. O diagnóstico precoce dos pacientes assintomáticos é fundamental para iniciar o tratamento, evitando a progressão da doença e suas complicações, como câncer e cirrose hepática.