Dia Mundial do Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral)

Hoje, 29 de outubro, é celebrado o Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral). A data tem o objetivo de conscientizar sobre os sinais de reconhecimento do AVC e a importância de procurar cuidados médicos de emergência, o mais rápido possível.

 

O vereador PAULO FRANGE, que também é médico cardiologista, explica que “o AVC ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é bloqueado ou rompido, resultando em paralisia de áreas cerebrais”.

 

A doença afeta mais os homens e é uma das principais causas de morte e incapacitação globalmente. No Brasil, a mortalidade por AVC tem aumentado, com 115.090 casos em 2022 e 112.052 em 2023*.

 

“A detecção precoce e o tratamento rápido são essenciais para a recuperação, tornando vital a conscientização sobre os sinais de alerta, como alterações na fala, confusão mental, perda de força e problemas de visão”, complementa.

 

DIAGNÓSTICO

 

Em caso de suspeita de AVC, é fundamental contatar o Samu (192) ou ir a uma unidade de saúde imediatamente. O diagnóstico é realizado por meio de exames de imagem, como a tomografia. Testes simples podem ajudar na identificação, como observar a assimetria facial, a força nos braços e a repetição de frases.

 

PREVENÇÃO

 

PAULO FRANGE reforça a importância da prevenção. Segundo ele, adotar hábitos saudáveis é essencial, como: não fumar, evitar álcool e drogas ilícitas, ter uma alimentação equilibrada, manter o peso ideal, hidratar-se adequadamente, exercitar-se regularmente, controlar a pressão arterial e a glicose.

 

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Pesquisar

Filtrar por Assunto

Facebook