Os 109 anos do bairro Casa Verde foram celebrados na noite de sexta-feira (26/05) durante solenidade da Câmara Municipal de São Paulo, presidida pelo vereador Paulo Frange.
Moradores, personalidades, empresários e lideranças regionais que se destacam por ações em benefício da comunidade foram homenageados pelo mandato do parlamentar. A cerimônia foi realizada na Sociedade Amigos da Casa Verde e contou com a presença de autoridades e convidados dos homenageados.
Celebrada em 21 de maio, a data foi oficializada pela Câmara Municipal, através da Lei ordinária nº 11.206, de 19 de maio de 1992. Considerado um dos mais tradicionais bairros da zona norte da capital, a Casa Verde foi fundada por imigrantes, e imortalizada por Adoniran Barbosa em suas canções, como em “No Morro da Casa Verde”, tornando-se um reduto do samba na cidade. O nome do bairro surgiu em referência a uma residência com janelas verdes, localizada na esquina da rua do Rosário com o beco do Colégio, onde viviam sete irmãs solteiras.
Sobre os homenageados:
09 de Julho Futebol Clube da Casa Verde Alta: Fundado em 9 de julho de 1954, é um time de várzea do bairro Casa Verde Alta. Conhecido como Pitbull, é um dos times mais fortes do futebol amador paulistano desde 2010, chegando em diversas finais e conquistando títulos importantes como a “Copa Bozzano” e a última versão da Copa Kaiser, em 2014, ao vencer o então campeão Leões da Geolância da Vila Medeiros por 4 a 3 nos pênaltis – partida terminou em 1 a 1 no tempo normal. A antiga sede do time ficava no Bar do Viola, já falecido. Ainda existem no local algumas referências à agremiação, como o escudo do time. Já a atual sede foi construída em um terreno particular, e nela são guardados alguns instrumentos da bateria da torcida, além de servir de ponto de encontro.
Adelmo Allegretti: 83 anos, nasceu em 1938 na antiga Rua Alfa, hoje Domingos Fazolari. Cursou o primário na Escola Estadual Benedito Tolosa e continuou os estudos no Colégio Bernardino de Campos. Trabalhou desde menino, foi coroinha de Padre José na igreja São João Evangelista. Frequentou os bailes do “Ás de ouro” e jogou muita bola no campo do São Paulinho, onde fiz muitas amizades. Em 1961, casou-se com a saudosa esposa Marly de Andrade Allegretti e tiveram 02 filhas: Valeria, tradutora e professora; e Claudia, médica anestesiologista. É comerciante há 57 anos, proprietário da Adega Bar Relíquia. É conselheiro da “Sociedade Amigos da Casa Verde”.
Adriana Aguiar Lima:É profissional do comércio varejista desde 2002. Proprietária da loja “Drika Dadik”, localizada na rua Dr. César Castiglioni Júnior. Graduada em odontologia, clinicando por 10 anos na carreira como dentista. Tem Bacharel pela Universidade Mogi das Cruzes, concluído em 1995; também fez cursos no SENAC e na PUC – Pontifícia Universidade Católica do RS, aprimorando conhecimentos em técnicas de vendas e de liderança.
Antônio Carlos Chiaretto: Funcionário Público Municipal aposentado, tem vasta experiência em políticas públicas. São 36 anos dedicados ao serviço público. Ocupou diversos cargos em secretarias. Foi assessor de secretários, de um vice-governador e de parlamentares na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e Câmara Municipal de São Paulo, casa que retornou em 2021 integrando a equipe do vereador Paulo Frange. Teve passagens pela Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha, Sendo chefe de unidade técnica, coordenador de assistência social e desenvolvimento, coordenador de administração e finanças, chefe de gabinete e Subprefeito. Também foi Chefe de Gabinete na Subprefeitura Santana/Tucuruvi, entre 2011 a 2013, assumindo o cargo de Subprefeito de modo interino por dois meses. Chiaretto participou e atua em diversos conselhos, entidades e associações da região. Líder comunitário sempre atuante.
Antônio Gonçalves Júnior e César Henrique de Oliveira, da Guarda Civil Metropolitana:Em 25/11/2022, os GCMs Subinspetor Antônio Gonçalves Junior, há 29 anos na Corporação, e o 2ª Classe Cesar Henrique de Oliveira, há 04 anos na Corporação, realizavam patrulhamento nas proximidades da Avenida Casa Verde, quando foram acionados por suposta vítima que trabalharia no transporte de mercadorias. Ela dizia ter sido assaltada por elementos em um veículo FIAT UNO e forneceu a direção tomada pelos indivíduos. Os GCMs iniciaram perseguição e ao darem voz de parada, o motorista freou bruscamente e três meliantes correram. Não obedecendo a ordem de parada, um dos indivíduos se virou e apontou um objeto aparentando ser arma de fogo na direção da equipe. O GCM Oliveira efetuou disparo na direção do elemento, que caiu ferido ao solo, enquanto os outros elementos se esconderam em um terreno nas proximidades e logo foram também detidos. Após a devida apuração e já no 13º Distrito Policial, constatou-se que a então vítima, o motorista que teria sido sequestrado para ajudar no assalto, na verdade se tratava de um assaltante. A ocorrência resultou na prisão de três elementos, autuados em flagrante.
Erailde Capelaro Colino: Nascida em 25/03/23, veio morar na Casa Verde no início da década de 1940. Casou-se com Francisco Colino e teve 3 filhas. Grande divulgadora e trabalhadora da Doutrina Espírita, onde o mote é a caridade, criando na época a assistência social e mocidade no atual Núcleo Espírita “Segue a Jesus”. Trouxe ao bairro grandes médiuns da Doutrina como Dr. Hernani Guimarães, Divaldo Franco, Alberto Calvo entre outros. Atualmente, agora online, dirige ainda um grupo doutrinário criado em 1968 com o saudoso amigo Alberto.
Jorge Luiz Ferezin, o “Ratinho”: Filhode Jorge Ferezin e Joana Castanho Ferezin, nasceu em 1961. Casou-se com Denise Aparecida Morais Monteiro Ferezin e teve dois filhos: Jefferson Luiz e Luiz Leonardo. É morador da Rua Vasconcelos de Almeida. Iniciou sua vida profissional aos 11 anos; seu primeiro emprego foi como entregador de leite. Trabalhou também como office boy, vendedor e gerente de vendas. Foi proprietário das empresas “Jorcel Comércio de Papéis” e da “Jatogás”, e desde 2010 comanda a “Jô Gás Comércio de oxigênio e gases para Soldas”, localizada à Avenida Casa Verde. Ratinho relembra que foi jogador de futebol e palhaço de circo. É compositor premiado no mundo do samba. Assinou mais de oito sambas enredo em escolas de samba e foi campeão duas vezes com suas músicas. Atuou em campanhas políticas para diversos candidatos da região. Hoje, Jorge Luiz é o novo presidente do CDC Primavera, onde promove vários projetos sociais.
José Martiniano Sobrinho: José Martiniano Sobrinho é natural de Votuporanga/SP. Reside no bairro da Casa Verde há 72 anos. Empresário no ramo imobiliário desde 1971. É jornalista matriculado no MTB (Ministério do Trabalho). Foi juiz de casamento de 1976 a 1982 do 23º subdistrito de Casa Verde; assessor na ALESP - Assembleia legislativa do Estado de São Paulo e na Camâra Municial de São Paulo; Jurado do 2º Tribunal do júri de São Paulo; Subprefeito de Casa Verde, Limão/Cachoeirinha; diretor dos jornais Gazeta da Casa Verde e Jornal da Zona Norte. Esteve à frente de importantes conquistas para o bairro. Participou ativamente de várias entidades da zona norte, onde exerceu vários cargos de diretoria, inclusive a presidência em várias delas. Recebeu diversas homenagens, prêmios, condecorações e troféus.
Júlio Vitor Negrizolo: Nascido em 1947, é natural de São Simão/SP. Em 1973, cursou Química na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto. Fez curso de Pedagogia em Jaboticabal, deu aulas de matemática para o ensino fundamental. Trabalhou na cidade de Pontal e em Ribeirão Preto. Em 1973, escolheu a E.E Pe. Manoel da Nóbrega, o “Matão”, para lecionar. Por lá, permaneceu até 2010, quando se aposentou. Foi diretor desta unidade escolar. Trabalhou também nos Colégios: Einsten, Batista Brasileiro, Zuleica de Barros e Santo Antônio do Pari. Foram 40 anos servindo o magistério. Casou-se em 1979 e a partir deste ano fixou residência na Casa Verde, onde reside até hoje.
Convidamos para receber a homenagem, o Sr. Jurandir Alves de Vasconcelos: Dr. Jurandir Alves de Vasconcelos nasceu em 1948. É diretor da CLIMED Clínica Médica, localizada rua Marino Félix, na Casa Verde. Atua como clínico geral. É formado pela Universidade de Mogi das Cruzes, no ano de 1975. Trabalhou em diversas clínicas médicas e hospitais; nesses locais ocupou cargos de chefe de laboratório à plantonista chefe de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Participou de diversos congressos clínicos, simpósios, fóruns e tem diversos cursos como formação complementar. Com seu vasto conhecimento na medicina, também ministrou diversos cursos e palestras.
Luiz Carlos Kechichian: Brasileiro, casado, advogado, empresário do ramo imobiliário. CEO do Grupo Mirantte desde 1985. Tem cinco agências no Brasil: Santana, Cantareira, Serra da Cantareira, Jardim São Bento e Guarulhos, atuando também em Portugal e Flórida nas áreas de compra, venda, locação e administração de imóveis, consórcios, seguros e incorporações. Foi conselheiro do CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis; conselheiro federal no COFECI – Conselho Federal de Corretores de Imóveis; conselheiro e diretor do SCIEP – Sindicato dos Corretores de Imóveis; além de ter participado ativamente do SECOVI – Sindicato da Construção Civil.
Manoel Santos de Lima: Farmacêutico; nascido em 1955. Casado com Aparecida Darlete Fernandez de Lima. Tem dois filhos: Leandro e Luciana. É morador da Rua João Rudge. Trabalhou como balconista com o Sr. Cláudio na Drogaria Relíquia, e também com Sílvio Ramos na Rua Reims. Sempre atuou com a instituição de caridade “União In Espirita André Luiz”, onde trabalhou por 35 anos com entrega de medicamentos para as pessoas mais carentes. Hoje trabalha em uma farmácia na Rua Pe. Antônio Dangelo.
Rosana Faria Santo: Estudou para ser pianista, pintora, professora, advogada e, depois de casar e ter seus 4 filhos, decidiu, aos 29 anos, abrir sua primeira loja “Um sonho à mais” na rua Atílio Piffer. Ali descobriu seu verdadeiro dom, deixar as mulheres felizes, produzidas, animadas e bonitas. Ela também teve outros comércios no bairro, como a “Fabiju” e a “Rabesh Modas”. Rosana agradece à Deus, clientes, amigas, filhos, pais, e ao esposo Wagner, já falecido, por terem acompanhado sua trajetória e por todos os momentos incríveis que viveu.
Sérgio Luiz da Cruz Paim Ignácio “Capitão PAIM”:Sergio Luiz da Cruz Paim Ignacio, tem 38 anos e nasceu na capital. Em 2003 ingressou nas fileiras da Polícia Militar do Estado de SP como Aluno Oficial na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Foi declarado Aspirante a Oficial PM em 2006, designado para servir no 30º BPM/M. Já 2º Tenente PM, em 2008, foi transferido ao 44º BPM/M. Permaneceu na atividade de policiamento de área até 2011, quando prestou concurso interno da Polícia Militar para frequentar o Curso de Bombeiros para Oficiais. No policiamento desempenhou funções de Comando Força Patrulha, Comando Força Tática e Comandante Interino de Companhia PM. Em 2012, após cursar a Escola Superior de Bombeiros, conquistou a formação especializada na área de bombeiros como Oficial, servindo no 2º Grupamento de Bombeiros. De 2012 a 2019 comandou o Posto de Bombeiros da Vila Maria. Em 2019, com sua promoção a Capitão PM, foi designado para comandar o 2º Subgrupamento de Bombeiros, ainda no 2º Grupamento de Bombeiros, na Av. Ordem e Progresso, Jd. das Laranjeiras, sendo responsável pelo comandamento de 170 homens e mulheres e dos postos de bombeiros: Casa Verde, Pirituba, Horto Florestal, Almanara (Brasilândia), Perus e Jaraguá, área que possui aproximadamente 1.500.000 habitantes. É casado com Anelyse Santim Giovanini. Desde 2019 atuando na área da Casa Verde, acompanha os acontecimentos do bairro e busca sempre melhorar o tempo resposta, treinamento e oferecendo condições de trabalho para melhor servir à população deste querido bairro.
Vicente D’errico Netto: Tem84 anos de idade; há 27 anos é Presidente do CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança da Casa Verde/Santana. Foi Delegado do Serviço Federal - de Flora Brasileira e Meio Ambiente. Cursou Pós Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito Penal; Processual e Criminologia. Participou de diversos cursos na área de trânsito, segurança pública, educação, prevenção, cidadania, capacitação e direitos humanos. É casado há 60 anos com Rosa D’Errico, tem três filhos: César, Marco Antônio e Henriete; e uma neta, Sra. Ana Carolina.
Wilson de Oliveira Pinto “Willie de Oliveira”: Nasceu na capital no ano de 1953. É cantor, compositor, músico e ex-integrante da banda Rádio Táxi. Durante sua carreira, acompanhou diversos cantores em apresentações, como Terry Winter, Nilton Cesar e Os Incríveis. Integrou o conjunto Tutti Frutti, acompanhando Rita Lee, no grupo “Rita Lee & Tutti Frutti”, que faz parte do lendário mundo do rock and roll dos anos 1970 e 1980. Foi backing vocal da rainha do rock brasileiro! Em 1981 surge o Rádio Táxi, que emplacou grandes sucessos como “Eva”, “Garota Dourada”, “Coisas de Casal”, muitos veiculados em trilhas sonoras de filmes e novelas. Permaneceu na banda até 1984, quando iniciou carreira solo. Em 1985, o hit “Sinal de paixão” (1985), torna-se tema da novela “Livre para Voar”, da Rede Globo. Fez apresentações no exterior, com temporadas nos Estados Unidos, em diversas cidades. Em 1992, Willie retorna para o Brasil, e volta como integrante do Rádio Táxi transitando com a banda até 2011. Ele segue cantando, respeitando a pluralidade e a diversidade dos tempos modernos, sem perder a qualidade. Faz shows por todo o Brasil, mostrando toda a essência da sua música.